sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Hepatite C- O que comer?????

Dieta para Hepatite C

Com a exceção do uso do álcool, que leva a piora da evolução da doença, não há nenhuma restrição nutricional específica para portadores de hepatite C. Situações especiais, como cirrose com ascite ou encefalopatia hepática, ou a presença de outra doença associada, no entanto, podem indicar restrições dietéticas adicionais, conforme orientação do médico e do nutricionista.

A obesidade, a dislipidemia (aumento do colesterol e triglicérides) e a resistência a insulina são fatores relacionados entre si que desencadeiam o aparecimento da doença hepática gordurosa não alcoólica (também chamada de esteatose hepática ou "gordura do fígado"), em especial a sua forma mais severa, a esteato-hepatite não alcoólica que, se associada à hepatite C, leva a uma potencialização na inflamação e progressão mais rápida de ambas para a cirrose.

Assim, mesmo sem restrições nutricionais específicas pela hepatite C, recomenda-se uma dieta saudável, que ajuda a manter o peso, o ânimo, melhora o sistema imunológico e ajuda a prevenir o aparecimento de outras doenças.

Dieta saudável (Canadian Guidelines for Health Care Providers)

Alimentos variados contendo os quatro grupos principais (grãos, frutas e vegetais, leite e derivados e carne e/ou alternativas)

Ingesta adequada (não excessiva), distribuída ao longo do dia

Ingesta adequada de proteínas, para combater a infecção e permitir regeneração do fígado

Boa quantidade de frutas e vegetais para reduzir o dano pelos radicais livres no fígado (procure maior variação de cores)

Alimentos ricos em vitaminas A e C

Abstinência alcoólica

Limitar alimentos com excesso de gordura e açúcar

Balancear a dieta com atividade física, dentro das limitações necessárias


Além do seu médico, procure sempre consultar um nutricionista se houver alguma necessidade de restrição alimentar, inclusive para perda de peso.

Atividade física

Apesar de estudo demonstrando piora na atividade da hepatite relacionada ao trabalho físico extenuante, não há contra-indicação à atividade física saudável (exercícios físicos regulares, aeróbicos) na hepatite C (exceto em portadores de cirrose hepática com varizes esofágicas de alto risco de sangramento). Apesar de não haver demonstração clara dos benefícios em relação à história natural da doença, a atividade física saudável está relacionada a melhora na qualidade de vida, na redução da fraqueza crônica e da depressão e a uma melhora do sistema imunológico, podendo melhorar portanto a evolução da doença e a resposta ao tratamento.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Receitas light para seu carnaval

Ingredientes da Receita de Aperitivo de Shiitake

500 gramas de shiitake cru
suco de 1/2 limão
2 col (sopa) de azeite de oliva extra virgem processado à frio
3 col. (sopa) de aceto balsâmico
pimenta vermelha picadinha a gosto
1 col. (sopa) de cebolinha picada

Modo de preparo do Aperitivo de Shiitake

Lave bem os cogumelos e coloque para ferver em uma panela com 1/2 litro de água.
Escorra os cogumelos e arrume em uma travessa.
Regue com o suco de limão, o azeite, o aceto balsâmico.
Salpique com a pimenta vermelha e a cebolinha.
Misture delicadamente os cogumelos com os temperos.
Coloque na geladeira para resfriar até a hora de servir.
Sirva com mini torradas.

Ab a c a x i G r e l h a d o

RENDIMENTO: 8 PORÇÕES: 74 CALORIAS POR PORÇÃO

1/2 colher (sopa) de margarina light 8 fatias (450 g) de abacaxi com casca 1/2 xícara de açúcar mascavo 2 colheres (sopa) de suco de limão 1/2 colher (sopa) de raspas de casca de laranja 1 colher (sopa) de noz pecan picada

Unte a margarina a grelha do forno e aqueça. Numa panela, misture o açúcar mascavo, o melado e o suco de limão. Pincele o abacaxi com parte dessa mistura e leve para grelhar por 5 min (com uma tampa por cima), virando as rodelas. Acrescente sa raspas e o suco de laranja à mistura da panela e deixe ferver até engrossar. Sirva com molho e as nozes.

P i z z a d e Q u e i j o s
c o m R ú c u l a

TEMPO DE PREPARO: 30 MINUTOS CALORIAS POR PORÇÃO: 230,00 RENDIMENTO: 4
porções

1/2 xícara (chá) de leite desnatado 2 colheres (chá) de margarina light 1 colher (chá) de sal 1 colher (sopa) de fermento em pó cerca de 1 xícara (chá) de farinha de trigo
Cobertura: 3 tomates bem picados sem pele e sem semente sal a gosto 1 colher (sopa) de orégano 100 g de queijo cottage 100 g de mussarela folhas de rúcula

Junte os ingredientes da massa e amasse com as mãos até obter uma massa homogênea. Abra com o rolo, formando 4 discos de pizza. Leve a massa ao forno por 12 minutos. Tempere os tomates com sal e orégano. Espalhe sobre os discos já assados, distribua por cima o queijo cottage misturado com a mussarela ralada e as folhas de rúcula. Leve novamente ao forno por mais 8 minutos

Aproveite e se delicie!!!!!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Cuidados ao comer fora de casa

Tempo e temperatura são palavras-chave na hora de avaliar a qualidade do que será consumido em bufês, explica Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Isso porque os alimentos ficam em exposição, às vezes por horas, e estão sujeitos à contaminação por bactérias.

Ou seja, embora o serviço seja uma escolha rápida, pois em geral dispensa cardápio e tempo de espera até a chegada do prato, nem a praticidade nem a oferta de produtos devem ofuscar eventuais riscos. A seguir, Maria Cecília aponta dez coisas importantes para observar antes de se servir.

• Verifique se os pratos quentes estão em balcão térmico com temperatura entre 60°C e 80ºC. Isso reduz as chances de proliferação de bactérias.

• Produtos que precisam de refrigeração, como iogurte, queijos, frutas fatiadas e saladas, também devem estar em balcão térmico, entre 1,5ºC e 3,5ºC.

• Alimentos servidos em pequenas travessas tendem a ser boas escolhas porque são repostos com mais frequência.

• Veja se os balcões possuem anteparos de vidro. Eles ajudam a proteger a comida contra eventuais descuidos de quem está se servindo (espirros e tosses).

• Na hora da reposição dos pratos, observe se os funcionários usam touca para proteger os cabelos.

• Além de banheiros limpos, confira também se o lugar dispõe de uma pia com sabão e toalhas de papel. É preciso lavar as mãos antes de começar a se servir.

• Observe o estado de conservação de louças e talheres.

• A limpeza geral do ambiente também é importante. Por isso, fique de olho no piso, nas paredes e no sistema de ventilação do ambiente.

• Cestos de lixo devem ficar afastados dos balcões de comida.

• Visitar a cozinha dos estabelecimentos é um direito do consumidor e uma maneira eficaz de identificar possíveis maus hábitos dos funcionários.

Alimentação viva- Conheça vantangens e desvantagens

Li este artigo na internet e achei interessante informar aos meus leitores.
Aguardo seus comentários.
Você conseguiria comer apenas produtos crus ou levemente cozidos? É assim na chamada alimentação viva, um braço do vegetarianismo. A vantagem, segundo os defensores da dieta, é que a vitalidade da comida é transferida para quem consome.

Não, alimentação viva não significa colocar alguma coisa se mexendo no prato. É um tipo de nutrição que prioriza principalmente brotos, sementes germinadas, frutas, legumes e verduras. De preferência, tudo orgânico. Os adeptos da dieta, também conhecida como life food, acreditam que os brotos têm mais energia vital e que quem os consome também tem. Detalhe: segundo os preceitos da alimentação viva, nada pode ultrapassar a temperatura de 40 graus Celsius no processo de preparação - só para comparar, um bolo simples ou um pão caseiro dificilmente são assados em forno comum a menos de 180 graus.

No preparo, o fogão é deixado de lado e dá lugar a um equipamento chamado desidratador, um aparelho que ajuda a cozinhar os alimentos. O processo é lento e a temperatura pode ser controlada. Existem produtos domésticos à venda, que custam a partir de 100 reais.

Entre os especialistas, há quem defenda o cozimento ao sol. Você leu direito: demora muito mais para ficar pronto e tem de ter alguns cuidados bem peculiares, como cobrir o alimento com uma telha, mas a vantagem principal seria absorver a energia solar.

A comida não é fria
A chef Tiana Rodrigues, do restaurante Universo Orgânico, no Leblon, Rio de Janeiro, desmente que tudo seja consumido frio. "As pessoas têm essa ideia, mas os pratos são mornos. Não é pelando de quente, nem congelado".

Tiana conheceu a alimentação viva em Nova York, quando teve contato com as ideias de David Jubb. O neurofisiologista australiano, considerado um guru do vegetarianismo, acredita que quando o alimento passa dos 40 graus Celsius ele perde enzimas essenciais para a digestão. Quando cozidos, os produtos perdem enzimas e com isso o organismo trabalha mais para compensar e, com o tempo, se desgasta, explica Ana Maria Figueiredo Ramos, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

É com o desidratador que Tiana prepara os pratos mais "acessíveis ao paladar", como pizzas, pães, lasanhas, crepes e até um hambúrguer. "As pessoas pensam que é só capim, mas não é. Faço uma massa de nozes, alho, cebola e cogumelo portobello, que dizem valer por um bifinho de tão nutritivo", diz. "Coloco no desidratador e sai de lá com o formato de um hambúrguer. Costumo servir com salada, para repor o líquido perdido no processo, pão de essênio (feito de grãos e que não é assado) e maionese enriquecida com castanha de caju", ensina.

O mineiro Flávio Passos descobriu a alimentação viva na Califórnia. Ele prefere as receitas mais simples. "Bebidas rápidas são as minhas preparações preferidas, mas também faço pizzas com queijo de amêndoas, espaguete de algas marinhas, bolos e tortas", conta o chef, que é especialista em nutrição orgânica. Para ele, um pouco de criatividade e alguma técnica bastam para que alimentos crus e saborosos possam atrair cada vez mais interessados.

Outro lado
Apesar da dieta do life food ser bastante nutritiva, ela não é suficiente para repor tudo que o corpo precisa. Nem sempre o alimento cru é o mais adequado para nosso organismo. "Soja, feijões, ervilha e grão de bico crus ou pouco cozidos, por exemplo, podem conter substâncias chamadas de "antinutricionais" e que interferem na absorção de vitaminas e minerais", observa a nutricionista Kátia Gavranich Camargo, de São Paulo.

"Uma alimentação composta somente por alimentos cozidos também é pobre em nutrientes, pois muitos se perdem durante o cozimento. O ideal seria compor uma dieta com proporções equilibradas dos dois para o bom funcionamento do organismo", completa. Assim como o consumo dos alimentos crus tem suas vantagens, o cozimento também. Ele é responsável por aniquilar microorganismos que podem ser nocivos à saúde e até mesmo garantir mais sabor para a comida.

Há teorias que garantem que a cocção também foi importante para a evolução do homem. Uma delas é do antropólogo de Harvard, Richard Wrangham, autor do livro Catching Fire: How Cooking Made Us Human (Pegando Fogo: como o Cozimento nos Tornou Humanos, em tradução literal). No livro, ele explora o assunto e diz que foi o domínio do fogo e o cozimento das carnes que fez com que o ser humano se diferenciasse dos chimpanzés.
Meus comentários:
Para mim, o importante é sempre variar os alimentos, comer alimentos de todas as cores, de maneiras diferentes, crús e cozidos, comprar alimentos de lugares seguros e o mais natural possível( sem conservantes e aditivos químicos).Os alimentos tem classificações :
1) grupo de carboidratos- pães , massas,cereais integrais, farinhas, etc.
2) proteína- ( carnes, peixe, frango, ovo, leite e derivados,etc.
3) gorduras- ( azeite extra virgem, óleo de soja, canola ou girassol.
4) água
5) fibras ( frutas, feijões, verduras, alimentos integrais.
6) vitaminas e minerais ( frutas, verduras e legumes.
A divisão ideal para nossa alimentação é:
50 a 60 % de carboidrato
15 a 20% de proteína
até 25% de gordura
água- 2 a 3lt ao dia
fibras - entre 25 a 30 g ao dia
vitaminas e minerais- consumir ao dia no mínimo 3 porções de frutas e 2 de legumes e 2 de verduras.
Assim estará garantindo uma boa nutrição e terá uma ótima saúde!
Não se esqueça de praticar atividade física e tomar sol em horário saudável para a pele.Assim estará absorvendo vir. D, importante para os ossos.