quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

COMECE O ANO PRATICANDO EXERCÍCIO

ATIVIDADE FÍSICA

A prática regular de atividades físicas é essencial à vida moderna. Ajuda a atingir e manter um peso saudável, além de gerar mais energia, melhorar o humor e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas.
Para quem quer começar a praticar exercícios físicos, é preciso fazer antes um check-up das condições cardíacas entre outros testes que comprovarão o nível de condicionamento físico. Depois, procurar orientação médica juntamente com um profissional da área de Educação Física”.
Não há uma fórmula para idosos, crianças ou adolescentes se exercitarem. É preciso saber identificar o tipo de atividade física que mais se encaixa nas necessidades individuais. A única regra geral é fazer algum exercício físico”.
Alguns cuidados devem ser tomados em todos os tipos de exercícios e por todas as idades: “Evite fazer exercícios físicos sob o sol forte. Tome água moderadamente antes, durante e depois da atividade física. Use roupas leves, claras e ventiladas. Não faça exercícios em jejum, mas evite comer demais antes da atividade física. Use sapatos confortáveis e macios”.
Vantagens que a atividade física proporciona:
· Melhora da velocidade ao andar e do equilíbrio;
· Melhora da auto-eficácia;
· Contribuição para a manutenção e/ou o aumento da densidade óssea;
· Auxílio no controle da diabete, da artrite, das doenças cardíacas e dos problemas com colesterol alto e hipertensão;
· Melhora da ingestão alimentar;
· Diminuição da depressão;
· Redução da ocorrência de acidentes, pois os reflexos e a velocidade ao andar ficam melhores;
· Manutenção do peso corporal e melhoria da mobilidade.

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