sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Mais receitas sem glúten- Experimentem!!!!

MASSA PARA PIZZA

1/2 xíc de fécula de batata
1 xíc de amido de milho
1 CS cheia de margarina
1 CS rasa de fermento em pó
leite
MODO DE PREPARAR:
Coloque os 4 primeiros ingredientes numa vasilha, pondo por último o leite até que a massa fique soltinha. Amasse bem e coloque numa fôrma. Ponha a cobertura e asse em forno pré-aquecido.

WAFFLE DE POLVILHO

4 ovos
2 xíc de açúcar
2 1/2 xíc de polvilho azedo
1 CS rasa de fermento em pó
MODO DE PREPARAR:
Misture todos os ingredientes e despeje o creme em fôrmas próprias para Waffle.
DICA: Faça meia receita, pois rende bastante.Sirva com mel, manteiga ou geléia.

PANQUECAS DE MILHO

1 lata de milho em conserva
1 1/2 xíc de leite
2 ovos
1 1/4 xíc de maisena
1 cc de fermento em pó
1 1/2 cc de sal
1 CS de óleo
MODO DE PREPARAR:
Bata no liquidificador o milho e o leite por alguns minutos.Passe pela peneira.Misture os demais ingredientes e bata no liquidificador.Frite dos dois lados em frigideira antiaderente untada.
DICA: Experimente também com ervilha no lugar do milho, porém coloque apenas 1 xícara de leite.Se for fazer para várias pessoas, faça uma travessa “pentacampeã” com panquecas verdes e amarelas.

Receita de Empadão sem glúten

MASSA PODRE PARA EMPADA OU EMPADÃO
(Receita enviada por Rosana Alcântara da Silva)
2 xíc de creme de arroz
1 xíc de fécula de batata
1/2 xíc de polvilho doce
1 gema
1 pitada de sal
manteiga ou margarina até dar o ponto
1 gema para pincelar
MODO DE PREPARAR:
Numa tigela misture bem todos os ingredientes, forme as empadinhas em forminhas muito bem untadas e asse em forno médio até dourarem.A massa fica muito parecida com a massa podre feita com farinha. Você pode utilizar para fazer empadinhas ou empadão. Deixe as empadinhas esfriarem bem para desenformar.Se for congelar, use a própria forminha. Para descongelar, tire as empadinhas da forma e aqueça em forno comum ou microondas. A empadinha congelada sai facilmente da forma e não quebra de jeito nenhum

Doença Celíaca

A doença celíaca é um problema caracterizado pela auto-imunização que ocorre no intestino delgado que se manifesta quando algum alimento que contém glúten é ingerido. Normalmente a doença é percebida durante a infância (até três anos), mas pode se manifestar em qualquer etapa da vida.

Quando manifestada, a doença celíaca provoca diarréia crônica, perda de peso, fadiga, constipação intestinal, anemia ferropriva, câimbra, úlceras na boca, fraqueza, distenção abdominal associada ao afinamento de algumas partes do corpo, como o bumbum e as pernas, além de outros sintomas.

A doença quando se manifesta, reagindo contra o glúten, faz com que os nutrientes presentes no alimento ingerido sejam eliminados pelas fezes, ou seja, o organismo não consegue absorvê-los e encaminhá-los à corrente sanguínea.

A doença pode ser diagnosticada através do aparecimento dos sintomas e ainda pelo exame de sangue que estuda o soro sanguíneo, onde se pode perceber a presença do componente que provoca a reação. Infelizmente não há tratamento para a doença, pois é um problema genético. O importante para permanecer livre da reação corpórea é alimentar-se somente com substâncias isentas de glúten, como milho, arroz, mandioca, fubá, gordura vegetal, leite, queijos, peixes, carnes bovinas e suínas, inhame, soja, grão de bico, lentilha, batata e outros. Qualquer quantidade ingerida de alimentos com glúten pode prejudicar o portador da doença. Alimentos como cevados, malte, aveia, trigo e centeio não devem ser ingeridos.

Lombo Natalino

Lombo recheado com abacaxi


1 lombo de porco
2 (sopa) de suco de limão
1 (sopa) de azeite
2 (chá) de abacaxi picado
2 tomates sem pele e sem sementes cortados em rodelas
sal e pimenta-do-reino a gosto
8 folhas de sálvia


Abrir o lombo como um bife e temperar com o suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Deixar tomar gosto por 1 hora. Enquanto isso, preparar o recheio. Em uma panela, colocar o abacaxi, 4 xícaras (chá) de água e levar ao fogo por 5 minutos ou até o abacaxi ficar levemente macio. Retirar, escorrer a água e deixar esfriar. Colocar a sálvia sobre o lombo e distribuir os tomates e os abacaxis. Enrolar o lombo como um rocambole e amarrar com um barbante. Untar uma assadeira com o azeite e colocar o lombo. Cobrir a assadeira com papel alumínio e levar ao forno por 1 hora e 10 minutos. A seguir, retirar o papel alumínio e deixar assar por 15 minutos, ou até dourar. Retirar, fatiar e servir.

APERITIVO DE ESPINAFRE LIGHT

Salgadinhos de espinafre


1 (chá) de margarina light para untar a assadeira
1 (sopa) de farinha de trigo
1 (sopa) de cebola ralada
1 (sopa) de cheiro verde
1 (sopa) de ricota
1 pacote de pó de caldo de galinha
2 maços de espinafre
1 ovo inteiro
3 claras

Recheio:
1 (sopa) de ricota
150 gramas de queijo cottage
200 gramas de tomate seco
Sal e pimenta a gosto


Colocar o espinafre numa panela anti aderente tampada e mexer de vez em quando até murchar. Passar o espinafre pelo processador para formar uma pasta e reservar. Em outro recipiente misturar a cebola, as claras, a gema, a farinha de trigo, o cheiro verde, a ricota e o pó de caldo de galinha, misturar bem e levar para assar por 20 minutos em uma assadeira antiaderente untada.
Depois de fria, cortar com auxílio de um cortador de biscoitos, rechear e levar ao forno novamente por 5 minutos. Servir quente.

Recheio:
Bater no processador o tomate seco, misturar o queijo cottage, sal, pimenta a gosto e a ricota com o tomate seco triturado.

Recheio Alternativo:
Utilizar pó de refresco light. Misturar 2 colheres (sopa) queijo cottage com 1 colher (café) de pó de refresco light de laranja.

Experimente, fica leve e saudável!!!!!

Bolo de Natal Light

Bolo de Natal



1 (sopa) de adoçante, tipo granular
1 (sopa) de fermento em pó
½ (chá) de coco ralado, sem açúcar
½ (chá) de margarina light
½ (chá) de leite desnatado
2 (chá) de farinha de trigo
1 (chá) de leite de coco light
1 (chá) de uvas-passa
1 (chá) de frutas secas
4 ovos


Ligar o forno em temperatura média (180 graus). Colocar as gemas, a margarina light e o fermento numa batedeira e bater até obter um creme. Acrescentar o adoçante, o leite desnatado, o leite de coco, alternar com a farinha de trigo. Bater até ficar uma massa homogênea. Desligar a batedeira e acrescentar as uvas-passa, as frutas secas e o coco ralado. Reservar. Limpar a batedeira e secar bem. Acrescentar as claras e bater até o ponto neve. Acrescentar as claras à massa reservada e misturar bem. Untar uma forma, com furo no meio, com manteiga e farinha e acrescentar a massa. Levar o bolo ao forno preaquecido e deixar assar por cerca de 55 minutos ou até ficar pronto. Para verificar se o bolo está assado, espetar um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. Retirar o bolo do forno, esperar esfriar e servir a seguir.