segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Nefropatia diabética

NEFROPATIA DIABÉTICA

Constitui-se por alterações nos vasos dos rins, fazendo com que haja a perda de proteína na urina. É uma situação em que o órgão pode reduzir sua função lentamente, porém de forma progressiva, até a paralisação total. Contudo, esse quadro é controlável e existem exames para detectar o problema ainda no inicio.

Características Gerais

Os rins são órgãos muito sensíveis ao mau trato do nosso organismo. Funcionam como filtros no corpo humano com a importante função de eliminar, pela urina, as substâncias provenientes do metabolismo, que já não têm utilidade para as atividades orgânicas. Ao mesmo tempo, precisam manter outras substâncias que não devem ser descartadas, como as proteínas.

A Nefropatia Diabética pode afetar o bom funcionamento dos rins, fazendo com que eles percam a capacidade de filtrar adequadamente essas substâncias. Uma das proteínas que circulam no sangue é a albumina, que possui alto valor biológico e fornece todos os aminoácidos essenciais para facilitar a recuperação do organismo.

Na fase inicial da Nefropatia Diabética, aparecem pequenas quantidades dessa proteína na urina (detectada através do exame de microalbuminúria). É comum que nesse estágio ocorra, também, o aumento da pressão arterial (hipertensão). Esta situação pode levar à insuficiência renal avançada.

No diabetes tipo 1, a insuficiência renal progressiva ocorre em cerca de 50% dos pacientes. No tipo 2, observa-se um crescente número dessa complicação, traduzindo o controle muito aquém do desejado.

Tratamento

Na maior parte das pessoas com o diabetes, o bom controle das taxas de glicemia previne a Nefropatia. Mesmo naqueles que já apresentam microalbuminúria na urina, o diabetes bem controlado evita a piora do quadro.

Por isso, o tratamento adequado do diabetes e o controle da pressão arterial são considerados fundamentais para evitar esta complicação, podendo, em alguns casos, até regredir o processo. È recomendável, também, o controle do colesterol, parar de fumar, ter uma dieta mais balanceada e até mesmo o uso de algumas medicações (sempre receitadas por um especialista).

Caso já exista perda importante da função renal (insuficiência renal avançada), entrará em ação a diálise ou transplante.

Fonte: http://www.diabetes.org.br/diabetes/complicacoes/nefropatia.php

Bolo Mousse de Chocolate Diet

Bolo Mousse de Chocolate

Tempo de preparo: 6h 30 min
Tempo de forno: 16 min
Rendimento: 12 porções

Ingredientes

Pão de Ló
- 3 ovos
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de adoçante Linea Sucralose granular
- 1 colher (sopa) fermento em pó

Para Umedecer
- ½ xícara de leite desnatado

Mousse de Chocolate
- 4 claras em neve
- ½ lata de creme de leite light
- 200g de chocolate dietético
- 3 colheres (sopa) de adoçante Linea Sucralose granular
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó
- 12g de gelatina incolor sem sabor
- 1 colher (sopa) de conhaque

Modo de preparo

Pão de Ló
Bata as claras em neve. Acrescente as gemas uma a uma e continue batendo. Acrescente o adoçante Linea Sucralose granular, o cacau em pó, a farinha de trigo e o fermento peneirados. Bata até que a mistura esteja homogênea.
Leve em forma untada e enfarinhada (diâmetro 25 cm) para assar em forno médio (180°C) por cerca de 15 minutos, ou até enfiar o palito e ele sair limpo. Prefira uma forma de aro removível, para que ele seja utilizado na montagem do bolo. Desenforme o bolo, regue com leite e reserve.

Mousse de Chocolate

Bata as claras em neve. Reserve. Pique o chocolate, misture com o creme de leite e leve para derreter em banho-maria ou no microondas. Acrescente ao creme de chocolate o adoçante Linea Sucralose granular e o cacau; misture bem. Hidrate a gelatina em 2 colheres (sopa) de água fria e esquente em banho-maria ou no microondas, sem que ela ferva. Acrescente a gelatina ao creme de chocolate misturando bem e acrescente cuidadosamente o conhaque e as claras em neve. Coloque o aro ao redor do bolo e despeje a mousse. Leve para gelar por cerca de 6 horas. Se quiser, polvilhe com cacau peneirado.

Dica
Decore com blueberry ou com frutinhas da estação

Informação Nutricional (por porção)
Valor Calórico: 260Kcal
Carboidratos: 24g
Proteínas: 8g
Lipídios: 18g
Esta já uma boa receita para sobremesa do Natal. Experimente antes.


[ Voltar ] [ Versão para impressão ]