domingo, 25 de outubro de 2009

ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA

Dieta vegetariana- Boa X ruim????

A dieta vegetariana é uma das mais divulgadas. Muitos de seus adeptos vivem tentando convencer as outras pessoas a deixar de lado o consumo de carne. O foco da dieta vegetariana não é a perda de peso. Seus praticantes simplesmente não querem ou não gostam de comer carne. Abrir mão de comer carnes e produtos de origem animal em prol de legumes e vegetais parece, à princípio, uma idéia muito boa e saudável. Mas a dieta vegetariana também exige cuidados. Quem a pratica não está somente desistindo de comer carne, mas também está abrindo mão dos nutrientes que este alimento possui e isto pode ser perigoso. Os vegetarianos devem prestar muita atenção na quantidade de proteínas e calorias que vão ingerir durante o dia. Assim, pode evitar problemas de saúde como desnutrição e anemia. No entanto, se os vegetarianos conseguirem balancear a dieta, correspondendo os vegetais com a quantidade de proteínas e calorias adequadas para sua saúde, não há problemas em seguir esta dieta. O lado positivo da dieta vegetariana é que seus adeptos têm menor nível de colesterol no sangue. Eles também apresentam menor taxa de mortalidade por doenças do coração, menor índice de obesidade, menor incidência em alcoolismo, menor probabilidade de intestino preso, câncer de pulmão, diabetes etc. Com um bom planejamento, esta dieta oferece um suprimento bom a maioria dos minerais e vitaminas e quantidades balanceadas de carboidratos, proteínas e lipídios. O lado negativo da dieta vegetariana acontece quando ela não é bem planejada e orientada. Se ela for muito restrita, pode haver o surgimento de deficiências nutricionais, como mencionado anteriormente. A grande questão desta dieta está em atingir a quantidade de nutrientes (principalmente proteínas) que o corpo exige por dia sem que as carnes sejam incluídas na alimentação. O adepto da dieta vegetariana precisa fazer uma combinação de inúmeras fontes. Desta forma, a orientação de um especialista pode ser de grande ajuda. A dieta vegetariana ideal é a chamada ovo-lacto-vegetariana. Ela permite que o seu adepto coma, além das hortaliças, ovos, leite e derivados. Desta forma, o suprimento de proteína necessário para o corpo pode ser mais facilmente conseguido.

SALPICÃO DE LEGUMES LIGHT

Rendimento: 5 porções de Salpicão de legumes/ 102 calorias por porção

Ingredientes
· 2 colheres (sopa) de iogurte desnatado
· 1 colher (sopa) de maionese light
· 1 colher (sopa) de molho inglês
· 1 colher (sopa) de mostarda
· 100 g de maçã em cubinhos
· 10 g de suco de limão
· 100 g de cenoura ralada
· 50 g de repolho cortado bem fininho
· 70 g de pimentão vermelho em tirinhas
· 1 talo de salsão cortado bem fininho
· 50 g de ervilha escorrida
· 25 g de uva passa
· sal a gosto

Modo de preparo
Coloque a maçã numa tigela, regue com o suco de limão e reserve. Escalde, separadamente, em água salgada fervente, a cenoura, o repolho, os pimentões e o salsão. Coloque os legumes escaldados numa travessa, junte a maçã escorrida, a ervilha e a uva passa. Misture bem. Junte os demais ingredientes para o molho, mexa bem e despeje-os sobre os legumes. Misture novamente e leve à geladeira por alguns minutos antes de servir.
Aí vem o verão, experimente!!!!

SALADA TROPICAL LIGHT

Ingredientes:
Para a salada: - 450g de abacaxi picado - 8 kani kamas - 1 talo de salsão picado - 2 colheres de sopa de gergelim torrado - 100g de uvas passas brancas

Para o mollho: - 4 colheres de sopa de yogurte natural light - 1 dente de alho amassado - 1 colher (sopa) de curry - Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:Misture todos os ingredientes e sirva gelado.
Que delícia! Ótima para dias quentes!

LASANHA LIGHT

Ingredientes:
- 2 beringelas médias cortadas no comprimento e grelhadas - 6 à 8 folhas de lasanha "direto forno" - 1 pote de queijo cottage ou queijo minas bem picado - 250 gr peito de peru light - 1 lt creme de leite light - 1/2 lt de molho de tomate - 150 muzarella light picada (ou ralada)
Modo de Preparo:
Misture o creme de leite com o molho de tomate e reserve.Monte a lasanha.Coloque um pouco de molho no fundo e metade das folhas da massa da lasanha.Alterne com a beringela, o cottage e o peito de peru.Coloque mais molho e faça outra camada de beringela, o cottage e o peito de peru.Vá fazendo as camadas até terminar.Na ultima antes de colocar o molho, coloque as outras folhas da massa da lasanha e o restante do molho por cima.Salpique a muzarela e leve ao forno para gratinar.
Pode comer no almoço um pedaço ( 1 quadrado do tamanho do prato de sobremesa- parte interna) e mais uma salada de folhas com tomate/palmito/pepino( 1 prato grande cheio).

MILK SHAKE DIET

Ingredientes:
- 1 caixa de pudim diet sabor coco ou chocolate - 4 colheres (sopa) de achocolatado diet - 2 copos (200 ml) de leite desnatado
Modo de Preparo:
Preparar o pudim de acordo com as instruções da embalagem e levar ao congelador ou freezer até congelar.Depois de pronto, passar o pudim para o liquidificador , adicionar o leite e o achocolatado.Bater e servir.
Experimente!!!!
Tome de lanche ou ceia!

DOCE DE MAÇÃ DIET

Ingredientes:-
12 maçãs pequenas descascadas - 1 pacote de gelatina diet, sabor limão, abacaxi ou melão - 150 ml de água filtrada - 3 cravos - 4 paus de canela quebrados em pequenos pedaços

Modo de Preparo:
Após descascar as maçãs, retire o miolo com as sementes, utilizando um furador de coco.Vá colocando as maçãs em uma bacia com água para que não escureçam.Após descascar todas, arrume-as em uma panela de pressão, de modo que uma não cubra completamente a outra.Acrescente, no fundo, a água filtrada.Polvilhe sobre as maçãs, a gelatina diet, de modo que todas recebam uma porção do pó de gelatina.Acrescente os cravos e a canela.Tampe a panela de pressão e deixe descansar por 12 horas.Leve as maçãs ao fogo até a panela iniciar a pressão (leva menos de 5 minutos).Desligue o fogo e deixe esfriar antes de abrir a panela.Leve à geladeira.
Fica uma delícia e com poucas calorias! Pode substituir a fruta da sobremesa do almoço ou jantar.