sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O que fazer para diminuir Triglicerídeos

TRIGLICERÍDEOS


ALIMENTOS NÃO RECOMENDADOS:

Carboidratos refinados ( açúcar, mel, farinha branca), sucos de frutas , frutas secas, arroz branco, massas, biscoitos, mingau, farinhas em geral, pães doces,bolos, leite condensado, sorvetes, leites integrais e derivados, creme de leite, maionese, manteiga, margarina, geléia, frutose, álcool, chocolate, pudim , coco, ervilha, milho, batata, inhame, aipim,batata baroa, batata doce, banana, uva, caqui , fruta do conde,refrigerantes normais,carnes gordas e bacon.

ALIMENTOS INDICADOS:

Fibras ( aveia, linhaça,feijão, ervilha cozida, verduras, legumes, pão integral, arroz integral, biscoito integral). As fibras reduzem a gordura circulante.
Peixes ricos em Omega –3 ( salmão, atum, sardinha, bacalhau, truta,sashimi, arenque). Consuma pelo menos três vezes por semana.
Alho – 1 dente ao dia. Ajuda a combater as groduras.
Usar adoçantes e refrigerantes diet ou light.
Consumo de soja controlado.


DICAS

Ø Praticar atividades física , no mínimo quatro vezes por semana, 30 minutos, diminuem o LDL e aumentam o HDL, além de diminuir os triglicerídeos.
Ø Criar o hábito de comer comida japonesa ( sem frituras), ela é rica em peixe, soja, legumes, faz bem ao coração.
Ø Não adoce bebidas. Use o adoçante ou consuma de forma natural.


Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista



Colesterol

COLESTEROL

ALIMENTOS NÃO RECOMENDADOS:

Gema de ovo, pele de galinha, carne seca, lingüiça, salsicha, mortadela, salaminho, frituras, gorduras, gordura hidrogenada (sorvetes , biscoitos, pães doces e bolos de padaria),banha de porco, bacon,azeite de dendê, margarinas, creme de leite, leite integral,queijos amarelos,folheados,
patê, caviar, iogurte integral, croissant, brioche, biscoitos recheados, massas com ovos, batata na manteiga, chocolate, sopas cremosas, leite condensado, carnes vermelhas gordurosas,café solúvel paio, lombo salgado e coalhada.

ALIMENTOS INDICADOS:

Verduras, frutas, feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico, arroz integral, macarrão sem ovos, carnes brancas (peito de frango, peixes- salmão, atum, arenque, cavala, sardinha,linguado, bacalhau e hadoque- peru,lombinho de porco assado ou cozido e avestruz), óleo de soja, girassol , canola, azeite extra virgem, leite desnatado, queijos brancos, iogurte desnatado, clara de ovo, sorvete de iogurte (frozen), picolé de frutas, farinha integral, cereais integrais (aveia, linhaça,etc), maionese de soja, sucos de frutas, café, mate, sopas caseiras não refogadas,gelatinas,água, produtos dietéticos,ervas e vinagre.

DICAS:
Ø Troque alimentos fritos por cozidos, assados ou grelhados.
Ø Aumente o consumo de fibras (pães integrais,verduras, legumes, aveia, castanha do Pará (1 ao dia) ou nozes (5 ao dia), farinha de linhaça, frutas , cereais integrais e feijões).
Ø Evite o álcool.
Ø Pratique exercícios regularmente.
Ø Tome suco de uva concentrado (½ copo, 1 x ao dia).
Ø Consuma uma fruta rica em vit. C uma vez ao dia (acerola, laranja, morango, limão e caju).
Ø Pode consumir chocolate amargo, de 10 a 20g por dia.
Ø Alimentos importantes para consumo:soja,abacate,café filtrado tomate, goiaba, chá verde, margarina becel pró- activ, e melancia.
Ø Consuma pelo menos três vezes por semana peixes ricos em Omega-3 (salmão, sardinha, arenque, cavala e atum).
Ø Evite molho branco ou a base de queijos.
Ø Quando preparar carnes, retire toda a gordura antes de ir para a panela.
Ø Não refogue comida no azeite, manteiga, margarina ou óleo. Asse, cozinhe ou grelhe em água. Use a panela teflon.
Ø Prefira sobremesas a base de frutas, goiabada, picolés de frutas, bananada, gelatinas, frutas em calda, fruta seca e uva passa.

Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista