sexta-feira, 30 de outubro de 2009

VANTAGENS DA LINHAÇA

A linhaça é considerada um alimento funcional por ser fonte de ômega 3, fibras e lignanas (fitoestrógenos). Estes compostos fazem com que a linhaça auxilie na prevenção e controle de algumas doenças.

- A linhaça realmente ajuda na prevenção e combate de diversas patologias?

Sim. Estudos comprovam os efeitos benéficos do consumo regular de linhaça no controle e prevenção do risco de doenças cardiovasculares. Também atua na diminuição dos sintomas de TPM e as fibras auxiliam no controle de peso e regularização do intestino.Confira algumas de suas características:

Aliada do coração – O ômega 3 é uma gordura insaturada, aliada à saúde do coração. Estudos mostram que o consumo de linhaça, rica em ômega 3, reduz o colesterol total e o LDL (colesterol ruim) e a pressão arterial e aumenta o HDL (colesterol bom), confirmando o seu efeito cardioprotetor.

Antiinflamatório – A linhaça também possui efeito antiinflamatório, podendo ser usado no tratamento de artrite e dermatite.

Fortalece a imunidade – Sua ação antioxidante reforça o sistema imunológico.

Antidepressivo – Coadjuvante no tratamento da depressão, a linhaça melhora as funções mentais de idosos e de portadores de esquizofrenia.

Ação na memória – Estudos demonstram ainda que o ômega 3 presente na linhaça atua na prevenção de demência e mal de Alzheimer.

Anti-TPM – Pesquisas mostram que a linhaça é o principal alimento fonte de lignanas, que desempenham importante papel no equilíbrio hormonal, atuando no combate a sintomas de TPM (Tensão Pré-Menstrual) e menopausa.

Previne o câncer – Estudos mostram o efeito da linhaça na redução de risco de câncer hormônio dependente. A lignana protege contra câncer de mama e próstata, principalmente se combinada às isoflavonas da soja.

Controla e previne o diabetes – As fibras da linhaça auxiliam no controle das taxas de glicose sanguíneas, diminuindo o risco de diabetes.

Fortalece os ossos – Estudos com mulheres mostram o papel da linhaça na manutenção da saúde óssea.
Depois de ler isto tudo, consuma todos os dias, pelo menos, duas colheres de sopa de farinha de linhaça em sucos, leite, iogurte ou no feijão.Terá ótimos resultados na sua saúde.

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