sábado, 10 de outubro de 2009

HIPOGLICEMIA

Sintomas

Os sintomas incluem:
- fome
- nervosismo e tremores
- suor excessivo
- tontura
- sonolência
- confusão
- dificuldade para falar
- sentimento de ansiedade e fraqueza

Casos mais graves ou não tratados adequadamente podem levar a perda do nível de consciência e coma.

Causas de Hipoglicemia

A hipoglicemia ocorre mais freqüentemente com pessoas que fazem uso de certos tipos de medicamentos para o controle do diabetes e/ou utilizam insulina. O nível de glicose no sangue pode cair por alguns motivos:
- refeições muito pequenas, atrasadas ou perdidas
- dose excessiva de insulina ou de medicação
- aumento de atividade física ou exercício
- uso excessivo de álcool

Prevenção

O plano de tratamento do diabetes é desenhado para que a dosagem de medicação seja compatível com as atividades e refeições habituais. Se uma pessoa faz uso de insulina e perde ou pula uma refeição, a insulina irá ainda assim baixar a glicemia, mas não encontrará glicose em que agir. Isso pode gerar hipoglicemia.

Dessa forma, para se evitar episódios de hipoglicemia o portador de diabetes deverá:

- fazer uso correto da medicação prescrita
- seguir um plano de alimentação
- programar e seguir a rotina de atividades diárias:
pergunte ao seu médico ou a outro profissional capacitado que o acompanhe sobre as situações em que você deva ajustar a medicação ou comer um lanche antes de praticar esportes
- evitar bebidas alcoólicas: caso decida beber uma pequena quantidade de álcool, nunca o faça com o estômago vazio, pois isso propicia a ocorrência de hipoglicemia
- seguir com o controle da glicemia conforme orientação médica, com os glicosímetros ou outros métodos


Tratamento

Na suspeita de hipoglicemia deve-se usar um aparelho que mede a taxa de glicose no sangue (glicosímetro). Se o valor for igual ou abaixo de 60mg/dl faça uso de uma das medidas listadas abaixo:

- tome meio copo de suco de frutas ou de um refrigerante não-dietético
- tome um copo de leite
- coma 5 ou 6 balas

Se a pessoa estiver desmaiada coloque açúcar ou mel (uma colher das de sopa cheia) entre a bochecha e os dentes. Não dê líquidos, não a force a abrir a boca e massageie a bochecha (provocando aumento de saliva, que derreterá o açúcar e fará com que ele seja engolido mais rapidamente).

Quando a pessoa estiver acordando, dê suco de fruta, refrigerante não-dietético ou leite com pão ou bolachas, ou aplique uma ampola de glucagon (Glucagen) — metade da ampola, se for criança —, via intramuscular, endovenosa ou sub-cutânea (como se fosse insulina). Quando a pessoa acordar, faça com que ela coma algo.
Em hipoglicemias noturnas deve-se prevenir outra pessoa, que durma no mesmo quarto ou perto, sobre como agir em uma crise forte.

Se tiver dúvida quanto a glicemia estar alta ou baixa, trate como se fosse hipoglicemia.

Uma outra opção, que nunca é errada, é encaminhar a pessoa a um hospital ou ao pronto-socorro mais perto.



[

Nenhum comentário:

Postar um comentário