sábado, 22 de agosto de 2009

Magreza, como posso melhorar?

Muitas pessoas gostariam de ganhar um pouco de peso e não sabem como fazer. Ou acreditam que sabem e buscam engordar de forma incorreta, prejudicando a saúde. Se você é uma delas, preste atenção para não abusar dos alimentos errados, ou seja, alimentos que realmente são calóricos, mas contém calorias vazias, isto é, não contêm nutrientes. Lembre-se também que alimentos ricos em açúcar e/ou gordura podem ocasionar, a longo prazo, problemas de saúde como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Um dos pontos mais importantes é não ficar em jejum por longo período, mais de quatro horas. Este jejum reduz a massa muscular, o que faz a pessoa perder peso, mas não de forma saudável. Se alimentar em intervalos menores do que três horas, ficar beliscando, é atitude que atrapalha, reduzindo o apetite na hora em que realmente temos que nos alimentar.

Quanto às escolhas do alimentos, preste atenção! Evite aqueles que contêm excesso de gordura ruim (saturada ou trans), como biscoitos, sorvete, fast food, chocolate, salgados e frituras. Também procure não comer alimentos ricos em açúcar, como doces, biscoito recheado, além de refrigerante comum.

Veja o que comer para engordar com saúde

É importante incluir alimentos calóricos, mas também saudáveis neste tipo de alimentação. Para isto, selecione alimentos com baixo teor de açúcar e, se contiver gordura, que seja boa, ou seja, de origem vegetal (exceto carne de coco e óleo de palma, o mesmo que azeite de dendê). Boas opções são açaí, abacate, oleaginosas (como a castanha do pará, amêndoa e nozes), granola com baixo teor de açúcar, farelo de aveia, linhaça e granola.
Frutas são fontes saudáveis de carboidrato, assim como feijão e arroz integral, sendo ótimas opções para o cardápio. Não esqueça da proteína (carnes em geral). Mesmo tendo que ganhar uns quilos a mais, não pense que pode abusar de preparações calóricas como milanesas, empanados e frituras. Lembre que este ganho deve ser feito de forma saudável!

Existem alguns suplementos , tipo sustagem, nutren active, ensure, calogen e outros que ajudam muito a ganhar peso. Mas o mais importante é comer várias vezes ao dia, de preferência de duas em duas horas, assim terá um resultado mais rápido. Ganhar peso nem sempre é fácil, pois existem várias causas da magreza. Uma delas é quando a pessoa tem um metabolismo acelerado e recebe uma carga genética. Este é aquele tipo que come, come e come e não engorda, e todo mundo morre de inveja!!!!! Porém, com uma orientação feita por um nutricionista, adequada ao estilo de vida da pessoa, qualquer um pode engordar, mesmo que seja lentamente. Procure um profissional e veja como pode fazer isto de forma saudável!


Além disso, não deixe de comer frutas, verduras, legumes e alimentos integrais, como arroz integral e pão integral. Acrescente azeite extra virgem no prato do almoço e jantar, assim terá mais algumas calorias saudáveis diariamente. Estes alimentos não são para aqueles que querem emagrecer, e, sim, para quem quer manter uma alimentação saudável, independentemente do ganho ou da perda de peso.

4 comentários:

  1. Como é importante a orientação de nutricionista!
    Espero que esta geração possa saber seguir uma dieta saudável, pois o muito está muito consumista, se tornando obeso e os magrelos às vezes ficam perdidos.
    Grata,
    Glaura

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