sábado, 22 de agosto de 2009

Magreza, como posso melhorar?

Muitas pessoas gostariam de ganhar um pouco de peso e não sabem como fazer. Ou acreditam que sabem e buscam engordar de forma incorreta, prejudicando a saúde. Se você é uma delas, preste atenção para não abusar dos alimentos errados, ou seja, alimentos que realmente são calóricos, mas contém calorias vazias, isto é, não contêm nutrientes. Lembre-se também que alimentos ricos em açúcar e/ou gordura podem ocasionar, a longo prazo, problemas de saúde como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Um dos pontos mais importantes é não ficar em jejum por longo período, mais de quatro horas. Este jejum reduz a massa muscular, o que faz a pessoa perder peso, mas não de forma saudável. Se alimentar em intervalos menores do que três horas, ficar beliscando, é atitude que atrapalha, reduzindo o apetite na hora em que realmente temos que nos alimentar.

Quanto às escolhas do alimentos, preste atenção! Evite aqueles que contêm excesso de gordura ruim (saturada ou trans), como biscoitos, sorvete, fast food, chocolate, salgados e frituras. Também procure não comer alimentos ricos em açúcar, como doces, biscoito recheado, além de refrigerante comum.

Veja o que comer para engordar com saúde

É importante incluir alimentos calóricos, mas também saudáveis neste tipo de alimentação. Para isto, selecione alimentos com baixo teor de açúcar e, se contiver gordura, que seja boa, ou seja, de origem vegetal (exceto carne de coco e óleo de palma, o mesmo que azeite de dendê). Boas opções são açaí, abacate, oleaginosas (como a castanha do pará, amêndoa e nozes), granola com baixo teor de açúcar, farelo de aveia, linhaça e granola.
Frutas são fontes saudáveis de carboidrato, assim como feijão e arroz integral, sendo ótimas opções para o cardápio. Não esqueça da proteína (carnes em geral). Mesmo tendo que ganhar uns quilos a mais, não pense que pode abusar de preparações calóricas como milanesas, empanados e frituras. Lembre que este ganho deve ser feito de forma saudável!

Existem alguns suplementos , tipo sustagem, nutren active, ensure, calogen e outros que ajudam muito a ganhar peso. Mas o mais importante é comer várias vezes ao dia, de preferência de duas em duas horas, assim terá um resultado mais rápido. Ganhar peso nem sempre é fácil, pois existem várias causas da magreza. Uma delas é quando a pessoa tem um metabolismo acelerado e recebe uma carga genética. Este é aquele tipo que come, come e come e não engorda, e todo mundo morre de inveja!!!!! Porém, com uma orientação feita por um nutricionista, adequada ao estilo de vida da pessoa, qualquer um pode engordar, mesmo que seja lentamente. Procure um profissional e veja como pode fazer isto de forma saudável!


Além disso, não deixe de comer frutas, verduras, legumes e alimentos integrais, como arroz integral e pão integral. Acrescente azeite extra virgem no prato do almoço e jantar, assim terá mais algumas calorias saudáveis diariamente. Estes alimentos não são para aqueles que querem emagrecer, e, sim, para quem quer manter uma alimentação saudável, independentemente do ganho ou da perda de peso.

Acne, Celulite, Flacidez.... Dicas naturais!

Vejam como os alimentos naturais podem influenciar o nosso corpo!

Portanto, comam mais frutas, legumes, verduras , cereais e confiram os resultados!
Sono- 8h/ ao dia
Hidratação- 2 a 3 lt/ dia

VitC – ( melhora flacidez)
Brócolis/ pimentão amarelo/ cebola roxa, salsa, cebolinha, limão, acerola, laranja, kiwi, morango, caju, goiaba)

Vit E ( misturar com complexo B, manganês, magnésio, selênio e betacaroteno)
( diminui celulite e acne)
azeite, salmão, veduras verde escuras, cenoura, beterraba, alho, leite desnatado, aveia e germe de trigo)

Bioflavonóides ( mamão,cenoura e manga)
Diminui dor nas costas , nas pernas e manchas roxas
Cebola roxa, repolho, rabanete, uva, alho e tomate, frutas vermelhas

Betacaroteno + vit B12, vit D, cálcio, fósforo e zinco
( diminui rugas e acne)

Selênio ( melhora a elasticidade da pele e celulite, menopausa, acne e caspa)
Para quem faz tintura no cabelo, tomat selênio 3 dias antes e 3 dias depois para eliminar o chumbo da tintura.
( castanha do Pará- 2 ao dia) + vit E
salmão, alcaparra, arroz integral, nozes, azeite de oliva

Zinco ( peixes, frutos do mar, ostra, carne de porco )
Diminui manchas na pele, melhora unhas ,diminui acne e caspa
Ostra é afrodisíaco

Celulite
(picolinato de cromo com omega 3 antes do exercício junto com a refeição)

Acne ( aumentar omega 3, zinco, selênio, vit A e B, fibras, linhaça, probióticos)

sábado, 15 de agosto de 2009

ADOÇANTES

QUAL DEVO USAR?

- Acesulfame de potássio: pessoas qu7e necessitam limitar a ingestão de potássio (K) só devem consumi-lo após consulta médica. Geralmente, é associado a sacarina e ciclamato de sódio. Marcas: Assurgin e Doce Menor.
- Ciclamato de sódio: alguns estudos da década de 1970 apontaram efeitos carcinogênicos no ciclamato de sódio em ratos. Por isso, é ilegal nos Estados Unidos, Inglaterra, França e Japão. Em mais de 50 países, incluindo o Brasil, seu uso é autorizado. Costuma ser combinado com a sacarina. Marca: ZeroCal.
- Estévia: derivada da planta de mesmo nome, já era utilizada pelos índios tupis-guaranis. Em geral, é associada a outros adoçantes e, por isso, deixa de ser "natural". Há poucos estudos para assegurar o seu uso. Marcas: Stevita (pura) e Good Light.
- Sacarina: geralmente associada ao ciclamato, tem poder edulcorante 200 a 700 vezes maior do que a sacarose, presente no açúcar. Foi descoberta em 1879 e era utilizada inicialmente como anti-séptico e conservante. Os adoçantes feitos de ciclamato e sacarina têm gosto amargo, mas são os mais baratos. Marca: ZeroCal.
- Sucralose: é o único que deriva da cana, por isso, tem um sabor considerado mais próximo ao do açúcar refinado. Pode ser consumido com segurança por diabéticos, gestantes e por pessoas de qualquer faixa etária e estado fisiológico. Marca: Linea (com acesulfame-K).
- Aspartame: feito com proteínas naturais, possui sabor mais próximo do açúcar, em comparação com sacarina e ciclamato. Geralmente é associado ao sorbitol extraído das frutas. Marcas: Finn e Gold.- Frutose: extraída de frutas e do mel, possui algumas calorias. Especialistas não recomendam seu uso por diabéticos, porque favorece a elevação do colesterol. Marcas: Doce Menor e Lowçucar.

Dicas importantes para gestantes

Leia as dicas para uma boa alimentação durante a gestação

1.Proteínas - Assim que a gravidez é confirmada, prescrevo uma dieta à base de leite, ovos quentes, coalhadas, queijo fresco, carnes magras, peixe, frango, fígado, verdura e legumes, afinal a carne, os músculos e ossos do bebê necessitam de proteína para se formarem. O nutriente também é muito importante no terceiro trimestre de gestação, a fase de ganho de peso do seu filho. Vale lembrar que o queijo de leite fresco não pasteurizado é a melhor opção por afastar o risco de brucelose, doença crônica causada por laticínios contaminados por bactérias, sugere.
2. Coma para dois e não por dois Não se deve dobrar a quantidade de alimento, mas sim garantir o aporte de nutrientes necessários para o desenvolvimento do feto, o que o obstetra ilustra com números: A gestante precisa de 1/6 a mais de calorias do que antes da gravidez. Se ela ingerir o dobro, vai ganhar peso demais. Portanto capriche nos legumes, verduras, cereais, carnes magras e faça refeições bem variadas, para garantir tudo o que vocês dois necessitam.
3. Esqueça o cafezinhoCafé, chá preto, refrigerante de cola e alguns achocolatados todos ricos em cafeína dificultam a absorção do cálcio pelo organismo, além de estimularem o sistema nervoso central. Embora a toxicidade da cafeína não tenha ainda sido estabelecida para o feto, sabe-se que ela atravessa a placenta e por isso pode ser prejudicial.
4. Consuma (mais) cálcio O mineral também é necessário para a formação de ossos e dentes do bebê, além de indispensável para o bom funcionamento do organismo materno. A cota diária recomendada durante a gravidez é 1200 mg por dia, o que equivale a três ou quatro porções, diz. As fontes? Leite e derivados, sardinhas com osso, suco de laranja e vegetais verde escuros, que são os que contêm cálcio na melhor forma de aproveitamento pelo organismo. A gestante também pode reforçar a ingestão aproveitando as cascas dos ovos. Basta lavá-las em água corrente, assá-las no forno, triturá-las e polvilhar este pó na comida.
5. Peça peixe no terceiro mêsPrincipalmente salmão! Rico em ômega-3, o peixe vai deixar o bebê mais inteligente. É nesta fase que o sistema neurológico do pequeno está sendo formado e estudos recentes apontaram a ligação entre o nutriente e o cérebro infantil.
6. Não pule refeiçõesAs calorias devem ser divididas por cinco ou seis refeições diárias, pois a digestão será facilitada, o intestino funcionará regularmente e os nutrientes serão bem aproveitados. Dessa forma, o metabolismo também é estimulado e a sobrecarga de energia com maior depósito de gordura é evitada. Caso você sinta enjoos matinais e pretenda pular o café da manhã, não faça isso! Ao acordar, é normal haver queda de pressão, já que a grávida passou a noite sem comer. Então, ela precisa se alimentar para equilibrar este quadro. Caso ela sinta enjoos, deve tomar um remédio indicado pelo seu médico, mastigar algumas bolachas salgadas (tipo água e sal) e permanecer deitada por cerca de 20 minutos. Logo ela poderá levantar e fazer o desjejum normalmente.
7. Prepare alimentos grelhados e assadosAfinal, as frituras devem ficar longe do cardápio para evitar o ganho exagerado de peso e as carnes cruas estão fora de questão. Os especialistas concordam que carpaccio, quibe cru, sushi, sashimi e similares proporcionam risco de intoxicação, amebíase, verminoses, salmonela... Risque do cardápio.
8. Deixe o saleiro longeO sal provoca retenção de líquidos, o que a deixará inchada. No terceiro trimestre, o controle deve ser mais rigoroso para afastar o perigo da pré-eclâmpsia, a temida hipertensão na gravidez.
9. Fique de olho no açúcar tambémO segredo para manter uma gravidez saudável é manter o equilíbrio, logo, controle o impulso de ter desejos por sorvete, bolos, chocolates e doces a toda hora. As guloseimas são ricas em gordura, que são difíceis de digerir e fermentam. E se você utiliza adoçantes, prefira os naturais, à base de estévia e sucralose. Os artificiais, como aspartame, ciclamato e sacarina podem causar má formação fetal.Para as grávidas que gostam de doces, podem fazer doces de frutas, utilizando a sucralose ( tipo forno e fogão) que pode ser levada ao fogo.Substitua a fruta do almoço por uma porção de doce de fruta caseiro, feito com sucralose.
10. Beba pelo menos dois litros de água por dia e nem uma gota de álcoolA água coloca o intestino para funcionar, melhora a circulação e contribui na produção de leite. Mas não é aconselhável a ingestão de líquido durante as refeições e você não pode esperar sentir sede, pois se beber muita água de uma só vez, sobrecarregará os seus rins. Quanto aos drinques, os especialistas são unânimes: o álcool pode afetar o desenvolvimento do bebê, então brinde a alegria de ser mãe com suco de frutas sem açúcar!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Alho poro assado light


Ingredientes
380 g /2 alho-poró 250 ml de caldo de legumes (se for usar cubo, dissolva apenas 1/2)
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).2. Sob água corrente, lave os alhos-poró. 3. Sobre uma tábua, apóie os talos e corte uma rodela das bases (a parte branca) de cada um, retirando a raiz. Em seguida, corte o outro lado, deixando apenas 2 cm da parte verde no talo de cada. Despreze as folhas verdes.3. Faça um corte no sentido do comprimento em cada alho-poró, dividindo-os ao meio.4. Num recipiente refratário, coloque as metades de alho-poró e cubra com o caldo de legumes. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 1 hora, ou até que o alho-poró fique macio. Sirva a seguir.
Por porção: 31 calorias

CHEESECAKE LIGHT

Para a massa
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos1/2 xícara (chá) de margarina light
Modo de Preparo
1. Numa tigela funda, junte todos os ingredientes. Com as mãos, amasse-os até obter uma massa uniforme. 2. Numa fôrma de fundo falso, coloque a massa e espalhe com os dedos para forrar todo o fundo.
Para o recheio
Ingredientes
300 g / 2 embalagens de cream cheese light5 ovos 3 gemas 1 1/2 xícara (chá) de adoçante em pó do tipo granular1 colher (chá) de essência de baunilha 1 colher (sopa) de suco de limão raspas de 1 limão siciliano 250 g de creme de leite light
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 150ºC (temperatura baixa). 2. Na tigela grande da batedeira, coloque o cream cheese e bata em velocidade alta por 3 minutos até o creme ficar fofo. Adicione os ovos, um a um, com intervalos de 30 segundos entre cada adição. Em seguida, acrescente as gemas e bata por mais 1 minuto. Sem parar de bater, junte o adoçante, o suco de limão e a baunilha. Bata por mais 1 minuto e desligue a batedeira. Por último, coloque as raspas de limão e o creme de leite light. Com uma espátula ou uma colher de pau, misture bem. 3. Na fôrma com a massa, despeje o creme e leve ao forno para assar por 1 hora. Quando terminar de assar, a torta ainda deverá estar mole no centro. Retire do forno e deixe descansar por, no mínimo, 1 hora. 4. Num prato, desenforme a torta e espalhe a calda. Sirva a seguir.
Para a calda
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de morangos 1 colher (sopa) de suco de limão 180 g de geléia diet de morango
Modo de Preparo
Numa panela, coloque os morangos com o suco de limão e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 15 minutos. Retire do fogo, junte a geléia e misture bem. Deixe esfriar e, em seguida, espalhe sobre a torta.
Por porção: 269 calorias

domingo, 2 de agosto de 2009

SEU FILHO(A) NÃO COME???? VEJA ALGUMAS DICAS.

DICAS PARA MELHORAR A ALIMENTAÇÃO DE SEUS FILHOS(AS):
1) Varie o cardápio, as crianças também não gostam de monotonia e repetição.
2) Pesquise receitas, compre alguns livros de receitas.
3) Procure uma nutricionista para ter uma orientação com detalhes.
4) Enfeite os pratos com os próprios alimentos.
5) Com as crianças maiores de 3 anos, faça algumas receitas fáceis com a ajuda deles. Eles se divertem e gostam de experimentar o que fazem.
6) Na hora do almoço e jantar, faça sempre um prato colorido, assim estará fornecendo vários nutrientes importantes para o crescimento de seu filho(a).
7) Junte a família e comam juntos, mostrem aos seus filhos que os pais também comem alimentos variados e saudáveis.
8) Evite dar entre as refeições qualquer alimento, isto tira o apetite.

RECEITAS LIGHTS PARA CRIANÇAS COM SOBREPESO

Receitas fáceis e para crianças com sobrepeso.

Usar açúcar light, queijo light , leite de soja light.

Receitas para crianças :

Gelatina caseira:
Ingredientes: 500ml de suco de fruta adoçado com pouco açúcar light ( lowçucar com stévia) e 1 envelope de gelatina incolor.
Modo de Preparo: dissolver a gelatina conforme as orientações da embalagem, bater no liquidificador com o suco de fruta natural ou sem conservantes e levar para gelar. Opção: adicionar pedaços de fruta , creme de leite ou iogurte ( soja )

MUFFIN:
Ingredientes: 1 ½ xícara de farinha de trigo, 1 ovo, ½ xícara de açúcar mascavo , 2 copos de iogurte natural desnatado ou soja, 1 pitada de sal, 4 col. chá de fermento. Opcional: pedaços de fruta (banana ou maçã) ou 1 col. chá de canela ou 1 col. sopa de cacau em pó.
Modo de Preparo: misture todos o ingredientes, coloque em forminhas untadas com pouquíssimo óleo e leve para assar em forno pré-aquecido.

PÃO DE QUEIJO:
Ingredientes: 80ml de leite desnatado ou soja light , 1 copo (240ml) de polvilho doce, 6 col. sopa de queijo minas light ralado ou cabra light , 1 ovo, sal e orégano à gosto.
Modo de Preparo: misture todos os ingredientes, coloque em forminhas de empada untadas com pouquíssimo óleo e leve para assar em forno pré-aquecido.

FRANGO QUENTE:
Ingredientes: mini pão francês, isca de peito de frango, molho de tomate caseiro. Para incrementar: milho, queijo minas light ralado

PIZZA DE PÃO ÁRABE:
Ingredientes: 1 pão árabe médio, 2 fatias de mussarela de búfala, molho de tomate caseiro. Para incrementar: tomate, orégano, blanquet de peru...
Modo de Preparo: monte conforme uma pizza e leve ao forno para derreter o queijo e torrar um pouquinho o pão.

SACOLÉ DE FRUTAS:
Ingredientes: 1 copo de suco de fruta adoçado com pouco açúcar light + 1 col. sopa de leite em pó desnatado ou soja light.
Modo de Preparo: misture bem os ingredientes, coloque em saquinhos de sacolé e leve ao congelador.

MOUSSE DE FRUTA:
Ingredientes: 1 copo de iogurte natural desnatado ou 1 creme de leite de soja, 1 envelope de gelatina incolor, 300ml de suco de fruta natural, 1 lata de leite condensado desnatado ou soja .
Modo de Preparo: misture o iogurte, o suco e o leite condensado. Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem e misture bem aos outros ingredientes. Leve para gelar

OBS : Crianças que tem alergia ao leite de vaca, substituir por soja e o queijo de mussarela por toffu ( queijo de soja misturado com salsinha+ orégano ou majericão)