sábado, 16 de maio de 2009

Receitas fáceis, vegetarianas e light


Abobrinha recheada
Ingredientes: 6 abobrinhas/1 cebola refogada/ tomate / alho ou gengibre/ queijo provolone ou branco.
Modo de fazer: Lave e corte as abobrinhas ao meio, retire a polpa e separe a casca. Refogue o miolo com tomate, alho ou gengibre e cebola. Coloque de volta nas cascas. Tempere com queijo. Leve ao forno.
Kibe de abóbora
Ingredientes: 250g de triguilho (trigo de kibe)/ 1 abóbora baiana seca e vermelha/ 1 cebola refogada/ hortelã/ farinha de trigo
Modo de fazer: Amacie o triguilho com água fervente. Amasse todos os ingredientes e junte meia colher de farinha de trigo. Se preferir frito: enrole em bolinhos e frite em óleo de girassol ou de canola. Se preferir assado: unte um tabuleiro e coloque no forno por 20 minutos.
Goiaba recheada com ricota
Ingredientes: goiabas (de preferência vermelhas)/ ricota/ cebola/ óleo de girassol/ shoyu/salsinha
Modo de fazer: Lave bem as goiabas e retire todos os caroços com um colher. Corte a fruta por cima, onde será recheada. Lave a ricota. Com os demais ingredientes prepare um refogado, coloque a ricota e deixe cozinhar um pouco. Use a salsinha para dar um toque. Recheie as goiabas, coloque-as numa bandeja e leve-as ao forno para dourar.
Suflê de couve-flor
Ingredientes: 1 couve-flor/ leite de coco/ maisena/ cebolinha/ óleo de girassol/ shoyu
Modo de fazer: Cozinhe as flores cortadas em pedaços pequenos (não deixe cozinhar muito). Molho branco: corte a cebola xadrez e refogue-as com óleo (bem pouco). Depois de dourá-las, coloque o leite de coco já quase fervido. Dilua em água fria um pouco da maisena para engrossar o creme. Salgue com shoyu. Coloque numa forma de vidro, salpique coco por cima e deixe dourar no forno.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Dicas de como comer mais saudável na rua

Dicas:
Ø Preferir restaurante a kilo.
Ø Escolha carnes cozidas, assadas ou grelhadas ( magras). Coma peixe pelo menos duas vezes por semana.
Ø Arroz ou massas integrais.
Ø Feijão sem carnes ou em forma de salada.
Ø Salada e legumes variados- fazer um prato colorido.
Ø Tempere com azeite extra virgem e evite a maionese.
Ø Beba água antes ou depois da refeição.
Ø Dê preferência para frutas na sobremesa . No caso de comer doce, prefira os doces de frutas,são mais saudáveis, não tem gordura, porém, não devem ser consumidos diariamente.

Lanches

Para beber:

Sucos naturais, água de côco, iogurtes, vitaminas ou Ades

Para comer:

Pão integral ou biscoitos integrais
Queijos brancos/ blanquet/ peito de peru
Granola
Barras de cereais
Mingau de aveia

Evite com frequência :

Folheados, salgados fritos, pães doces com cremes, pizzas, sanduíches tipo fast food, sucos artificiais, mate, refrigerantes, álcool e guaraplus

Observação:

Comendo assim e com controle na quantidade, estará comendo variado e pratos saudáveis. Assim poderá evitar problemas como: colesterol alterado, obesidade, prisão de ventre,e etc.