segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Quem tem gastrite pode comer frutas cítricas, mas 3 regrinhas devem ser seguidas

A gastrite é caracterizada pela inflamação do tecido interno que recobre o estômago e tem como principais sintomas dor, queimação e/ou pontadas na boca do estômago, enjoo e vômitos, perda de apetite e sensação de saciedade mesmo após a ingestão de pequenas quantidades de alimentos.
A doença pode surgir por variados motivos, como estresse, longos períodos em jejum e, claro, dieta inadequada. As frutas cítricas normalmente são retiradas do cardápio de quem sofre de gastrite, mas saiba que elas não precisam ser completamente evitadas se consumidas da maneira correta.

Como consumir frutas cítricas tendo gastrite:

As frutas cítricas possuem ácidos ascórbico (vitamina C) e cítrico que, combinados, fazem com que elas tenham baixo pH, ou seja, sejam ácidas. Em grandes quantidades, portanto, podem realmente piorar a queimação e a dor no estômago de quem sofre de gastrite.
No entanto, quando o quadro da doença está controlado, elas não precisam ser banidas, especialmente se algumas medidas simples forem adotadas. Conheça truques de como consumir frutas cítricas sem sofrer com os efeitos da gastrite:
Adicione um pouco de açúcar em sucos de frutas cítricas. Com moderação, o alimento ajuda a combater a acidez excessiva.
Deixe para comer frutas cítricas depois das refeições. Com o estômago cheio, as substâncias ácidas têm menos contado com as mucosas do órgão, evitando os sintomas da gastrite.
Consuma frutas cítricas até três horas antes de ir para a cama, no máximo. Isso porque o suco gástrico sobe com mais facilidade pelo esôfago quando estamos deitados, o que aumentam as chances de queimação e refluxo.
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Ceia de natal saudável!

Frango natalino com recheio saudável é possível, sim! Enfeite seu prato com quinoa colorida e tenha zero preocupações com as calorias das festas.



Ingredientes
·         1 frango Fiesta Seara desossado
·         1/2 xícara de vinho branco
·         1 colher (sopa) de farinha de trigo
·         1 xícara (chá) de água
·         2 xícaras (chá) de quinoa (ou quinua)
·         3 xícaras (chá) de caldo de legumes
·         1 colher (sopa) de azeite de oliva
·         1 cebola média picada
·         2 dentes de alho amassados
·         1 cenoura grande ralada
·         1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido
·         100 gramas de castanha de caju torrada e picada
·         a gosto • salsa (ou salsinha)
·         a gosto • cebolinha-verde
·         1 colher (chá) de sal
·         250 gramas de cenoura tipo baby, cozidas

Modo de preparo
Descongele o Fiesta desossado Seara* de acordo com as instruções da embalagem. Remova a embalagem e retire do interior da ave o saquinho com os miúdos. Com o auxílio de papel absorvente, seque bem o interior da ave.
Cozinhe a quinoa no caldo de legumes até secar. Deixe com a panela tampada por dez minutos.
Em uma panela, aqueça o azeite, acrescente a cebola e o alho, deixe refogar por cinco minutos e junte a cenoura. Deixe cozinhando mais cinco minutos e apague o fogo. Junte o grão-de-bico, a castanha-de-caju e as ervas. Tempere com o sal e deixe esfriar.
Recheie a cavidade com o recheio acima, feche as aberturas com palitos de dente, cruze as duas pernas da ave e amarre com linha. Prenda a ponta das pernas com palitos e amarre com linha ou barbante. Coloque o Fiesta em uma assadeira, regue com o vinho, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180 °C) por aproximadamente uma hora e meia. Retire o papel alumínio e leve ao forno por mais trinta minutos para dourar. Retire do forno e espere amornar para fatiar.
Faça o molho para acompanhar. Coloque na assadeira em que assou a ave a farinha de trigo dissolvida em água, deixe ferver e engrossar e sirva com o Fiesta acompanhado de cenouras baby.
Dica: para fazer o caldo de legumes em casa, coloque em uma panela uma cenoura, uma cebola, um dente de alho, um maço de cheiro-verde, um tomate e uma colher (chá) de sal. Cubra com dois litros de água. Deixe cozinhar por cerca de uma hora em fogo baixo. Retire, espere amornar e passe por uma peneira.
* Receita concedida pela Seara
SALADA ESPECIAL

Faça uma saladinha rápida com um toque de romã para receber os convidados durante a sua ceia saudável de Natal.
Ingredientes
·         1 xícara de grãos variados
·         4 xícaras de água mineral
·         1 folha de louro
·         a gosto • sal marinho
·         1 romã
·         1 laranja
·         a gosto • açafrão-da-terra (ou cúrcuma)
·         a gosto • raspas de limão
·         50 mililitros de azeite de oliva
·         a gosto • salsa crespa
Modo de preparo
Cozinhe na pressão o mix de cereais com água, sal e uma folha de louro, por aproximadamente sete minutos depois de pegar pressão. Adicione o açafrão com os cereais ainda quentes e mexa bem.
Em um bowl, misture o mix de cereais com a romã e a laranja cortada grosseiramente. Tempere com sal, pimenta e raspas de limão e salsinha.
Regue com azeite e acerte as quantidades de sal e pimenta do reino.

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domingo, 17 de dezembro de 2017

Dicas para as festas de fim de ano não prejudicarem seus objetivos de perda de peso!


A nutricionista , ensina truques e trocas espertas para evitar que os eventos virem exageros para a sua saúde – e para a sua boa forma. Confira!

  1. Não saia (tanto) da rotina.
Isso significa, mesmo nos dias de festa, seguir alguns conceitos básicos da alimentação saudável, como:
  • Comer de três em três horas – assim, você evita picos de fome muito intensos e não chega ao evento (recheado de tentações!) de barriga vazia.
  • Beber bastante água. “Quem está mal hidratado sente mais fome”, garante a nutricionista.
  • Preferir alimentos ricos em nutrientes – e evitar as chamadas calorias vazias, como aqueles recheados de açúcar e gordura, que não trazem nenhum benefício para o corpo.
  1. Foco no equilíbrio Mesmo que o evento ofereça opções mais calóricas, procure equilibrar o seu prato com pelo menos 1 porção de proteína (carne, peixe ou frango), somente um tipo de carboidrato (de preferência integral) e salada + legumes + verduras (de forma mais livre). “Não se prive de comer seus pratos favoritos. Para não engordar, tente comer pequenas porções”, diz a nutricionista .
  2.  
  3. Maneire na bebida alcóolica ou pelo menos faça escolhas melhores.(Além de supercalóricas, elas contém o índice glicêmico bem alto, o que significa que se transformam em gordura rapidinho!)
Calcule antes de beber:
– Batidas: 1 copo (100ml) tem 251 Kcal;
– Caipirinha de vodka: 1 dose (100ml) tem 162
– Cervejas: 1 copo (150ml) tem entre 45 a 90 kcal
– Champanhe: 1 taça (100ml) tem 110Kcal
– Gim: 1 dose (30ml) tem 60Kcal
– Licores: 1 cálice (20ml) tem 69Kcal
– Vinho branco doce: 1 taça (100ml) tem 142Kcal
– Vinho branco seco: 1 taça (100ml) tem 85Kcal
– Vinho tinto: 1 taça (100ml) tem 65Kcal
– Vodka: 1 cálice (30ml) tem 72 Kcal
– Whisky: 1 dose (100ml) tem 240Kcal

  1. Um bom jeito de evitar os exageros é fazer pratos completos e evitar os chamados “finger foods”. “Dessa forma você elimina escolhas gordurosas e altamente calóricas como salgadinhos, biscoitos, bolos, pães de queijo e pizzas”, explica  a nutricionista.
  1. Ao servir seu prato, comece pelos alimentos mais saudáveis. Assim, você deixa menos espaço para as comidas gordurosas 😉
  1. Nozes, castanhas, avelãs e amêndoas são aperitivos naturais que estão sempre presentes nas mesas de natal. “Eles têm propriedades que regulam os níveis de colesterol, além de selênio e antioxidantes. Porém, evite exagerar, já que esses alimentos são bem calóricos”, diz. Para deixar o snack ainda mais nutritivo, misture frutas secas. Ricas em vitaminas e antioxidantes, elas ajudam a melhorar o humor e diminuir a ansiedade.
  1. Faça escolhas inteligentes (sempre!):
Algumas ideias….
Substitua… Presunto
Por… Peito de peru (01 fatia = 70 calorias)
Porque a troca vale a pena…. Mais magra, a opção também é fonte de proteína e aumenta a saciedade. Use a versão light!

Substitua…  Panetone
Por… Bolo de chocolate diet (1 fatia = 140 calorias)
Porque a troca vale a pena…  A maior vantagem é a redução de calorias. Mas não vale colocar calda, ok?

Substitua…  Cerveja
Por… Vinho (1 taça = 100 calorias)
Porque a troca vale a pena…  Feito a partir da uva, a bebida é rica em flavonoides, antioxidantes que favorecem a circulação sanguínea e ajuda a prevenir doenças cardíacas. Prefira o vinho tinto!

Substitua…   Salgadinho frito
 Por… Castanha de caju (1 col de sopa = 120 calorias)
Porque a troca vale a pena… Rico em minerais que fazem bem para o organismo, é considerado um snack saudável – se consumido em moderação. Ah! A melhor opção é sem adição de sal, tá bom?

Substitua…  Esfiha de carne
Por… kafta (1 unidade =  136 calorias)
Porque a troca vale a pena…  é uma boa fonte de proteína sem carboidrato, como na esfiha. Prefira temperos naturais, como limão.

Substitua…   Sorvete
Por…  Banana congelada batida com cacau (4 col de sopa = 80 clorias)
Porque a troca vale a pena… Além de não conter o açúcar e gordura presentes nos sorvetes industrializados, a banana é rica em potássio e o cacau em  flavonoides.

Refeições saudáveis para 2018, confira boas dicas!

Ideias de refeições saudáveis para colocar no prato, confira a lista divulgada pelo site com 10 tendências que prometem bombar em 2018:

O aumento dos pins (os posts salvos no Pinterest) foi de 1 809% para assuntos relacionados às fritadeiras sem óleo (como a Airfryer), que são capazes de preparar batatas fritas e outros alimentos conhecidos pelo alto teor de gordura em versões mais saudáveis.
As sopas quentinhas, gostosas, nutritivas e que muitas vezes saciam tanto quanto uma refeição, podem ser uma opção prática para substituir seu jantar de vez em quando (os pins relacionados ao prato tiveram um aumento de 306%). Desde 2013, as versões detox já faziam parte das apostas de BOA FORMA para deixar você menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas. Isso significa tirar da frente dois grandes inimigos do corpo em forma: gordurinha extra e celulite! 
Os pins aumentaram em 218% em receitinhas diferentes e saudáveis envolvendo o bom e velho cafezinho. Whey protein ou superalimentos como a maca peruana batidos com a bebida são opções populares na rede social e em cardápios da BF – o café com whey, por exemplo, rende um delicioso “cappuccino” e ajuda a saciar, além de aumentar a porção de proteína na dieta. Você já experimentou colocar óleo de coco no seu?
Especiarias do Norte da África como o cominho, o coentro e o cardamomo estão sendo pinadas (um aumento surpreendente de 2 579% ) como opções para deixar os pratos do dia a dia ainda mais saborosos. A BF acrescenta mais um benefício – ricas em substâncias antioxidantes, as especiarias são aliadas no combate aos radicais livres.
Que o vegetarianismo e o veganismo vêm ganhando espaço, todo mundo já sabe. No Pinterest, opções de receitas com proteínas vegetais estão se tornando cada vez mais popular (um aumento de 417%).
Os salgadinhos gordurosos não são mais tão irresistíveis para quem curte salgadinhos – snacks como edamame e ervilha tiveram um aumento em 273% nos pins, e são uma ótima opção para petiscar sem comprometer a dieta. 
Os condimentos coreanos, especialmente o Gochujang, condimento feito com pasta fermentada de malagueta, arroz glutinoso, soja e sal estão em alta (os posts salvos tiveram um aumento de 222%).
Não precisa mais encarar a manteiga como vilã. A ghee (manteiga clarificada) teve um aumento de 155% nas buscas e vem atraindo a atenção por ser um alimento que não possui nenhum traço de lactose, caseína e toxinas, deixando apenas gordura clarificada do leite. Você pode usá-la para passar no pão e na tapioca ou em preparações, como arroz low carb de couve-flor e ghee
É possível fazer sobremesas incríveis sem produtos de origem animal — basta fazer algumas trocas de ingredientes, como por exemplo, a manteiga por óleo de coco. O aumento de receitinhas salvas foi de 329%!
Nunca foi tão fácil dizer não aos bons drinques! Com um aumento de 160% nas receitas salvas, o Pinterest tem uma vasta galeria de opções sem álcool para a happy hour, com ingredientes refrescantes e deliciosos.
Fonte: Boa Forma

Receitas de tapioca de várias maneiras!

A tapioca é um ótimo alimento para quem pratica atividade física, já que fornece muita energia e pouca quantidade de gordura. Se você adora comer tapioca recheada, vai adorar esses 10 recheios diferentes para tapioca! É bom sair do básico, né? 
Tapioca de frango com catupiry
Tapioca de frango com catuppiry© Shutterstock Tapioca de frango com catuppiry

Tapioca com carne-de-sol

Tapioca com carne-de-sol© Shutterstock Tapioca com carne-de-sol

Tapioca com queijo coalho

Tapioca recheada de queijo© Shutterstock Tapioca recheada de queijo

Tapioca de coco com queijo e presunto

Tapioca recheada de queijo e presunto© Shutterstock Tapioca recheada de queijo e presunto

Tapioca com queijo branco e tomate

Tapioca recheada de queijo e tomate© Shutterstock Tapioca recheada de queijo e tomate

Tapioca com geleia de cupuaçu e calda de chocolate

Tapioca com geleia de cupuaçu© Shutterstock Tapioca com geleia de cupuaçu

Tapioca com coco e goiabada

Tapioca com coco e goiabada© TudoGostoso/OPimenteiro Tapioca com coco e goiabada

Tapioca com chantili e amendoim torrado

Tapioca recheada de chantilly com amendoim torrado© Shutterstock Tapioca recheada de chantilly com amendoim torrado

Tapioca com coco e leite condensado

Tapioca de coco com leite condensado© Shutterstock Tapioca de coco com leite condensado

Tapioca com banana frita

Tapioca com banana© Shutterstock Tapioca com banana
Fonte: Tudo Gostoso